Novidades


22/03/2018

No Dia Mundial da Água, indústria reafirma compromisso com a preservação dos recursos hídricos

Laboratório Teuto investe em ações de sustentabilidade, que garantem o abastecimento e a manutenção dos recursos para as próximas gerações

Com mais de 7 décadas de tradição e referência no mercado de saúde no Brasil, o Teuto é também reconhecido pelas políticas de sustentabilidade, entre elas a ações de tratamento de água e preservação das nascentes da região.

Por meio da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Teuto, que possui capacidade para tratar até 15 litros de água por segundo, a companhia garante o abastecimento mesmo em períodos de secas prolongadas. Os processos utilizados na potabilização da água consumida e utilizada na empresa são floculação, flotação e filtração.

A água utilizada para fabricação de medicamentos passa por um processo ainda mais intenso de purificação, conhecido como Osmose Reversa, e parte do rejeito gerado no processo de purificação e reaproveitado nas torres de resfriamento. "As torres de resfriamento utilizam a água potável, tratada pela própria estação da companhia, como fluido para a refrigeração dos chillers, que são responsáveis pela refrigeração da água utilizada em equipamentos e sistema de ar condicionado", explica Graziani Augusto de Pádua, coordenador de Projetos/Sistema de Tratamento de Água (STA) do Teuto.

"Atualmente, com esta prática, são economizados aproximadamente 50 m³ diariamente de água potável, volume esse suficiente para abastecer uma casa com quatro pessoas por até 83 dias, em média", completa.

Além disso, a empresa também utiliza os canais corporativos de comunicação como, T-Revista, T-Mural, anúncios internos e redes sociais, estimulando a preservação ambiental e hábitos de consumo sustentáveis.

Entre os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pelo laboratório, também está a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), é responsável pelo tratamento de todos os resíduos líquidos gerados, tanto industrial quanto sanitário. A Reserva Follium é mais uma iniciativa do Teuto para a preservação ambiental. Com 700 mil metros quadrados, a área abriga espécies nativas da fauna e da flora regional. Por meio do plantio de mudas nativas, a companhia também preserva as nascentes e cursos d’água da região.

Dia Mundial da Água: 

Lembrado anualmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como tema, em 2018, o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas de gestão dos recursos hídricos. Com a campanha “A resposta está na natureza”, as Nações Unidas abordarão como estratégias de preservação e restauração ambiental podem proteger o ciclo da água e melhorar a qualidade de vida da população. Essas soluções baseadas na natureza, de acordo com a organização, criam a chamada “infraestrutura verde”, que são sistemas naturais ou seminaturais capazes de oferecer os mesmos benefícios que a “infraestrutura cinza”, fabricada pelo ser humano.

Sustentabilidade:

Com o maior complexo farmacêutico da Latina, o Laboratório Teuto, com mais de 7 décadas de tradição no mercado, investe em projetos de sustentabilidade que, de acordo com a filosofia da empresa, visam oferecer mais qualidade de vida a população. Entre as diversas ações com foco em meio ambiente, saúde e bem estar (políticas da sigla, em inglês, EHS) está a reserva Follium, uma área de 700 mil metros quadrados que abriga diversas espécies do cerrado. Além disso, o Teuto também mantém o Centro de Educação Infantil Hipoderme, uma creche voltada para os filhos dos colaboradores e também para crianças da comunidade carente da região.

Assuntos relacionados: água, diamundialdaágua, sustentabilidade