Blog


24/06/2019 Medicina

3 Dicas para reduzir a taxa de cancelamentos de consultas em sua clínica

Quanto maior a taxa de cancelamentos, mais tempo desperdiçado. Aprenda como reduzir esse valor

3 Dicas para reduzir a taxa de cancelamentos de consultas em sua clínica

Toda clínica necessita de uma organização que seja capaz de gerar produtividade em sua gestão. Afinal de contas, dessa forma é possível evitar ao máximo os cancelamentos de consultas, muitas vezes causados por conta do mau funcionamento organizacional.

Mas, como é possível então reduzir a taxa de cancelamentos de consultas e, consequentemente, evitar a perda de dinheiro? Veja essa questão de forma mais detalhada ao longo deste artigo. Não deixe de ler cada tópico com atenção, certo?

Cancelamentos de consultas: Como evitar?

O no-show ou não comparecimento de pacientes em consultas é um fator bastante negativo para uma clínica e que pode dar indícios de problemas na gestão.

É importante, antes de qualquer coisa, reconhecer quais são os fatores que causam esse tipo de problema para então saber como evitá-los.

Uma falta de comunicação entre a clínica e os pacientes é um problema sério. Tanto a área de atendimento na recepção quanto o atendimento médico de fato, precisam ser executados de maneira que o paciente se sinta confortável e satisfeito.

Por isso, o treinamento dos funcionários, seja qual for o setor que eles estejam envolvidos, deve ser feito. Uma equipe preparada fideliza clientes, que neste caso são os pacientes.

Sendo assim, veja como evitar o no-show e os cancelamentos de consultas.

1. Evite as demoras

Ninguém gosta de esperar um atendimento. Portanto, para que esse não seja um problema em sua clínica, busque ter organização.

Coloque nas planilhas de atendimentos diários apenas a demanda de pessoas que os profissionais serão capazes de atender, dessa maneira as demoras serão evitadas.

É importante que haja o diálogo interno também para que cada profissional estipule um tempo para o atendimento, isso, é claro, disponibilizando o tempo de acordo com a necessidade de cada paciente.  

2. Notifique o paciente

Muitas pessoas acabam não comparecendo a consultas por conta do esquecimento. Por isso, é importante que a clínica notifique o seu paciente antecipadamente, para que este possa se programar para o seu atendimento.

Junto à notificação via telefone ou até mesmo pelas redes sociais, é essencial que o atendimento da clínica confirme com o paciente que ele realmente irá estar presente no dia e no horário marcado.

Este também é um momento da clínica se posicionar de acordo com a rotina da pessoa que será atendida, dessa maneira ela mostra comprometimento e acessibilidade.

3. Ofereça mais que um atendimento

O mundo digital desempenha um papel importante nesse aspecto de oferecer um atendimento que vai além do atendimento em uma sala.

Esteja presente na vida do paciente, ofereça conteúdos relacionados à área da saúde, busque manter o diálogo e expanda seus negócios. Essa é outra dica de como evitar cancelamentos de consultas, por exemplo.

Todas as dicas citadas revelam que a empresa tem profissionalismo. Isso, com certeza, acaba gerando um retorno positivo à imagem da clínica.

Tenha sempre em mente que comprometimento com o conforto do paciente, o empenho para se manter por perto e o serviço que vai além da sala de atendimento, fazem com que os clientes sejam fidelizados e, por consequência, evita os cancelamentos de consultas.

Saiba mais sobre assuntos como esse assinando a nossa newsletter.

Assuntos relacionados: CANCELAMENTOS DE CONSULTAS