Blog


04/06/2019 Medicina

Médico do SUS oferece café da manhã aos pacientes

Veja essa história inspiradora e o que ela nos ensina sobre medicina humanizada

Médico do SUS oferece café da manhã aos pacientes

A área da saúde humana exige cuidados que devem ser tomados desde o pré até o pós-atendimento. E é exatamente por isso que a medicina humanizada é reconhecida por pessoas que buscam os melhores atendimentos e hoje é uma área que tem se tornado um alvo por parte dos profissionais que atuam no setor.  

Neste artigo você saberá o quanto as atitudes importam no momento do atendimento de um paciente, e isso não apenas pelo fato de dar ao profissional um grau de admiração, mas também por ajudar e muito nos tratamentos.

Medicina humanizada: Fatos reais

No dia 18 de maio, em um sábado, o profissional Genilson Gomes Carneiro Filho teve uma atitude que surpreendeu não apenas aos profissionais presentes em seu local de atendimento, mas também a cidade de São Fidélis no Rio de Janeiro como um todo.

Atuante na área de medicina pelo SUS e especializado em ginecologia, Genilson atende a pessoas de diversos setores, faixas etárias e classes sociais.

Enquanto cumpria um turno no sábado pelo SUS, o que já gera grande espanto por parte da comunidade local, o ginecologista, em nota, disse que havia escutado reclamações de pacientes em relação à fome que sentiam durante o momento de espera.

Isso porque grande parte das mulheres aguardava o atendimento desde bem cedinho. Sendo assim, sem pensar duas vezes, o profissional, ao ficar inquieto com a necessidade que suas pacientes expressavam, decidiu aderir entre as suas consultas um “lanchinho”, como o próprio médico resolveu chamar.

O profissional já é bastante conhecido pelo esforço que faz para poder atender aos pacientes, tendo em vista que ele se desloca todo sábado da capital Rio de Janeiro até o município citado.

Além disso, a humildade, o carisma, a humanidade e o amor pelo trabalho fazem com que as pacientes enxerguem a consulta como um momento de apoio por parte do Genilson.

Como realizar a medicina humanizada?

O atendimento de maneira humanizada auxilia, de maneira mais completa, o desempenho positivo do tratamento do paciente. Sendo assim, é algo indispensável nas consultas.

Para traçar uma maneira de realizar esse atendimento, vale a pena ressaltar alguns pontos.

1. Seja compreensível

É de extrema importância que o profissional entenda seu paciente, seja compreensível e mantenha um diálogo com o mesmo.

Dessa maneira, o paciente não omitirá informações e se sentirá seguro com o atendimento.

2. Esclareça todas as informações

Busque esclarecer as informações para o paciente de maneira adequada, enxergando o perfil de cada um e fazendo isso de maneira exclusiva.

Lembre-se de que todos os perfis são diferentes, portanto atenda sempre de acordo com a necessidade de cada pessoa.

3. Prepare sua equipe

É importante ressaltar para toda a sua equipe que ela está lidando diretamente com vida e saúde. Por isso, prepare todos para que possam ter ações que promovam o bem-estar dos seus pacientes.

Todos os pontos listados revelam o real sentido da medicina humanizada. Realize-a da maneira mais completa e acompanhe a melhora no local de atendimento e o avanço positivo dos pacientes.

Quer saber mais sobre questões como essa? Então assine a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão.

Assuntos relacionados: MEDICINA HUMANIZADA