18/03/2019 Estilo de Vida

Março Amarelo alerta para a prevenção da endometriose

Doença afeta 176 milhões de mulheres em todo o mundo

Março Amarelo alerta para a prevenção da endometriose

O Brasil está entre os países que realiza o Março Amarelo ou, como também é conhecido, o Mês Mundial de Conscientização da Endometriose. A ideia é promover a conscientização, especialmente entre as mulheres, sobre a importância de prevenir o problema.

Além disso, o Março Amarelo tem como finalidade chamar a atenção para a dificuldade de diagnóstico da doença.

Estudos realizados em vários países como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos indicaram que as mulheres avaliadas tiveram um lapso de tempo em torno de 10 anos entre o surgimento da doença e sua confirmação.

E tem mais: metade desse período foi perdido pela falta de conhecimento da importância em se procurar ajuda médica. Alguns dos motivos apontados para essa dificuldade é que as mulheres estão engravidando atualmente em uma idade mais avançada e esse fator pode levar a menstruações retrógradas, um dos principais aspectos causadores da endometriose.

Sintomas e tratamento

Existem alguns sinais que podem ajudar na identificação da endometriose. Entre aqueles que são mais evidentes estão dores nas coxas, região lombar, desconforto ao urinar ou evacuar, dores durante o ato sexual e dores incapacitantes, tais como cólicas fortes que com o passar do tempo são cada vez piores.

Além disso, é necessário ressaltar que em cerca de 50% dos casos a endometriose tem relação com a infertilidade na mulher.

Há várias manifestações dessa doença, por isso é muito importante buscar pelo profissional de saúde mais adequado. Para essa situação, o clinico geral e o ginecologista são os mais recomendados.

Após a constatação é possível passar por um dos três tipos de tratamento:

·         Medicamentos para controle da dor e redução do nível de progressão da doença;

·         Cirurgia em áreas afetadas;

·         Cirurgia radical por meio da qual há a retirada total dos ovários.

Gostou de saber sobre o Março Amarelo? Aproveite para acompanhar todas as novidades em primeira mão assinando nossa newsletter!

Assuntos relacionados: março amarelo, endometriose