Blog


12/03/2019 Medicina

Paciente foi curado do HIV após transplante de medula

Este é o segundo caso de suposta cura da Aids

Paciente foi curado do HIV após transplante de medula

A epidemia da AIDS teve seu início nos anos 80. De lá até hoje, milhares de pessoas faleceram em decorrência dessa doença. Entretanto, atualmente um portador de AIDS vive normalmente e chega a ter a mesma longevidade e qualidade de vida que um não portador.  Isso nos leva a uma questão importante: encontrar a cura do HIV pode estar mais perto do imaginamos.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue acompanhando o artigo!

Cura da Aids

Recentemente, foi anunciado em um congresso da área da saúde em Seattle (EUA) e em uma importante revista científica, a cura de um paciente portador do vírus HIV. É a segunda vez que isso ocorre — a primeira foi há 12 anos.

Nesse último caso, os resultados positivos vieram por meio de um transplante de medula óssea: o paciente tinha um câncer no sangue e, após o transplante, foi possível perceber que o procedimento o livrou da AIDS.

 

 

Como funciona o transplante de medula?

Lembrando que no transplante de medula os médicos, por meio de um processo extremamente agressivo, precisam destruir o sistema imunológico do receptor.

Por isso, esse tipo de tratamento é considerado complexo e muito sensível para o paciente. Mas, com essa nova possibilidade para a cura da AIDS, abre-se uma gama de perspectivas para o desenvolvimento de novas técnicas que possam rearmar e trabalhar de forma efetiva as células imunes nesses pacientes.

O meio científico está otimista com relação à novidade. Entretanto, alguns mais cautelosos preferem aguardar entre 3 e 5 anos para que, de fato, esse caso seja classificado com um cura do HIV, uma vez que há a possibilidade de o vírus apenas estar em estado adormecido.

Apesar de todos os avanços e as notícias boas, a prevenção continua sendo o melhor remédio contra a AIDS. O acesso a métodos de prevenção, orientação e cuidados após a descoberta do vírus são gratuitos!

O que achou dessa notícia sobre a cura da AIDS? Aproveite e acompanhe todas as novidades assinando nossa newsletter.

Assuntos relacionados: CURA DA AIDS, CURA DO HIV