Blog


15/02/2019 Medicina

Pesquisa da McCann Health aponta o nível de satisfação dos médicos

Para a maioria, o sistema comercial impede que eles executem seu trabalho adequadamente

Pesquisa da McCann Health aponta o nível de satisfação dos médicos

Recentemente, um estudo realizado pela agência McCann Health teve como objetivo pesquisar sobre a satisfação dos médicos. Entretanto, os resultados mostraram que grande parte dos médicos de todo o mundo está insatisfeito com a profissão. Durante essa pesquisa, cerca de 2 mil profissionais da área de 16 países foram entrevistados.

Esses países incluíram: Alemanha, Suécia, Arábia saudita, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, Filipinas, Emirados Árabes, Reino Unido, Espanha, Índia, China, França, Coréia do Sul, Itália e Brasil. Ou seja, todos os países onde a McCann Health atua.

Mas, por que será que esses médicos estão insatisfeitos? Descubra através da leitura do artigo.

 

 

Principais motivos da insatisfação dos médicos

No estudo da McCann Health, 82% dos médicos entrevistados acreditam que a principal missão deles é prover cuidados. No entanto, ao mesmo tempo, eles também ressaltam que o sistema comercial que envolve a profissão acabou privando esses médicos de cuidar e isso, consequentemente, gerou uma perda de poder.

Hoje os profissionais da saúde estão sendo cada vez mais submetidos à força do mercado. O que importa agora é a quantidade de pacientes que são atendidos e não a qualidade desses atendimentos. Além dos problemas ligados à profissão, a satisfação dos médicos também influencia em suas vidas pessoais: 66% dos entrevistados relataram problemas de sono.

Satisfação dos médicos no Brasil

Como no Brasil a situação não é diferente, para acabar com os médicos insatisfeitos é preciso que algumas medidas sejam tomadas. É válido ressaltar que a maioria dessas soluções está nas mãos do governo e não dos profissionais. Afinal, é bem difícil que os médicos sozinhos consigam negociar com as grandes empresas.

Outra coisa que precisa mudar também no caso do Brasil é o orçamento disponibilizado para a saúde, ou seja, para o SUS (Sistema Único de Saúde). Isso porque a quantidade de dinheiro que entra não é nem de longe suficiente para manter algo tão grande e que requer tanta atenção, o que vai deixando, cada vez mais, médicos insatisfeitos.

Como você observou, a satisfação dos médicos, infelizmente, ainda está longe de ser boa em diversos países, inclusive no Brasil! Assine nossa newsletter agora mesmo e receba outros assuntos como esse em primeira mão.