Blog


15/02/2019 Medicina

O impacto da telemedicina no setor da saúde

Tecnologia aliada ao atendimento médico ganha ainda mais força

O impacto da telemedicina no setor da saúde

No começo de fevereiro (3), o Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma resolução que pretende regulamentar a telemedicina no Brasil. Mas, você sabe o que é isso? A telemedicina diz respeito às formas de atendimentos médico à distância, ou seja, por meio de aparelhos tecnológicos.

Sendo assim, é a utilização de tecnologias de informação e de comunicação com o objetivo de prestar serviços de saúde. É válido ressaltar que um dos principais pontos dessa resolução é a proteção de dados dos pacientes.

Até hoje a telemedicina era utilizada no Brasil somente como uma maneira de conseguir uma segunda opinião sobre algum paciente em específico. No entanto, agora tudo pode mudar. Veja neste artigo os impactos que a telemedicina vai gerar no setor da saúde.

 

 

Impactos da telemedicina na saúde

A telemedicina pode ser aplicada de diversas formas, tudo depende da atividade que será realizada. Sendo assim, é um conceito que envolve muitas tecnologias e que pode mudar e muito o setor da saúde. Veja a seguir algumas aplicações da telemedicina:

·         Tele consulta: ao invés do atendimento ser realizado no consultório, é utilizado um meio de comunicação interativo para que o paciente e o médico possam conversar;

·         Tele monitorização: diz respeito ao uso de aplicativos e sistema de monitorização à distância de alguns sinais vitais, com o uso de alarmes e de indicações clínicas a serem tomadas;

·         Tele intervenção: são todas as aplicações que tornam possível a realização de algumas intervenções cirúrgicas à distância ou o controle de aparelhos ligados ao paciente.

Desafios da telemedicina

Apesar dos avanços, a telemedicina ainda encontra em seu caminho diversos desafios que precisam ser superados. A maioria desses desafios está relacionada à necessidade de proteção das informações sobre o paciente.  

 

Assuntos relacionados: TELEMEDICINA