Blog


05/02/2019 Notícias

Os desafios de estudar medicina no Século XXI

Independência no aprendizado, PBL e tecnologia

Os desafios de estudar medicina no Século XXI

Estudar medicina continua sendo um projeto repleto de obstáculos em pleno século XXI. Fatores como aulas sem eficiência, didática falha e processos muitas vezes mal realizados, constam entre os principais motivos que impedem a superação das dificuldades e a evolução do ensino nesta área.

A partir deste cenário, a saída encontrada por muitos estudantes é trazer mais independência para o processo pessoal de aprendizado. Um exemplo disso são canais e plataformas desenvolvidos por profissionais da área que servem como complemento ao curso.

Por outro lado, as instituições de ensino tem um papel fundamental na difusão de novos modelos de aprendizado que já se mostraram eficazes. Um deles, é o Problem Based Learning – PBL. Trata-se de um sistema moderno aplicado inicialmente na Universidade McMaster, no Canadá.

 

 

O PBL dentro do estudo da medicina

O PBL até foi importado e, posteriormente, adaptado para o Brasil. Entretanto, não é difícil encontrar alunos e instituições que não conseguiram compreender muito bem essa prática.

Nesse caso, o aluno tem um contato mais precoce com o paciente e o nível de autonomia é muito mais amplo. Com isso, o senso de independência e responsabilidade é desenvolvido muito mais cedo nos profissionais.

O ponto chave é que alunos e universidades precisam ter uma mente aberta, tendo em vista o progresso que novos sistemas e formas de aprender possibilitam.

Mas, enquanto os desafios de estudar não são vencidos, a tecnologia surge como uma ferramenta importante para um desenvolvimento mais sólido.

Do aprendizado teórico ao prático, da compreensão dos processos às aplicações na sala de aula e posteriormente nos hospitais, a tecnologia pode estar presente por meio de plataformas, aplicativos, softwares e recursos desenvolvidos especialmente para a área.

Vale lembrar que a cada dia que passa as tecnologias estão cada vez mais acessíveis aos estudantes de medicina. O importante é não ficar parado! Gostou? Assine nossa newsletter e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece na medicina!

Assuntos relacionados: Estudar medicina