05/02/2019 Notícias

Cientistas ligam bactérias do intestino a causas da depressão

Estudo acompanhou mais de 2 mil voluntários e foi divulgado pela revista Nature Microbiology

Cientistas ligam bactérias do intestino a causas da depressão

Recentemente, cientistas fizeram uma nova descoberta sobre as possíveis causas da depressão. Segundo os estudos, micróbios presentes no intestino humano podem estar relacionados ao estado da saúde mental do indivíduo.

Durante as pesquisas, foi constatado que quando ratos tinham fezes de humanos com sinais de depressão injetados em seu organismo, eles desenvolviam sintomas característicos dessa doença também.

Já nos seres humanos, o que foi verificado é que, ao promover alterações no ecossistema intestinal do indivíduo, os níveis de ansiedade em seu organismo poderiam ser minimizados. Apesar de ser uma descoberta muito interessante, os estudos ainda estão no princípio e, por isso, não há dados sobre o que poderia ser feito em quadros depressivos mais graves.

Mais sobre o estudo das causas da depressão

As bactérias analisadas pertencem a duas famílias distintas: Coprococcus e Dialister. Elas são conhecidas no meio médico pelas suas propriedades anti-inflamatórias nessa região específica do corpo humano – ou seja, nos intestinos.

De acordo com Jeroen Raes, professor de microbiologia e um dos autores da pesquisa, inflamações no tecido nervoso também afetam e influenciam nas causas da depressão. Segundo ele, é bem possível que haja uma relação entre as bactérias analisadas.

Outro fator observado pela equipe responsável pelo estudo é que essa ligação entre bactérias presentes no intestino humano e as causas da depressão poderá ser muito explorada futuramente dentro do ponto de vista terapêutico.

Sobre tudo isso, o professor Raes, em entrevista para publicações do meio científico, chegou a comentar que “A ideia de que substâncias derivadas do metabolismo de micróbios podem interagir com o nosso cérebro  — e, portanto, com todos os comportamento e sentimentos de modo geral — é intrigante”.

O pesquisador também afirmou estar confiante que esse seja um caminho interessante para se seguir e descobrir formas de usar as bactérias como uma arma eficiente para combater as causas da depressão. Aproveite para compartilhar esse post em seu perfil do Facebook!

Assuntos relacionados: Causas da depressão