Blog


30/01/2019 Medicina

Bactéria que causa a gengivite pode ser responsável pelo Mal de Alzheimer

A Porphyromonas gingivalis é associada a diversos tipos de periodontites

Bactéria que causa a gengivite pode ser responsável pelo Mal de Alzheimer

O mal de Alzheimer é uma das doenças que mais acomete a população idosa em todo o mundo. Sem ter suas causas concretamente definidas, recentemente um estudo farmacêutico identificou uma ligação da doença com uma bactéria bastante comum, a Porphyromonas gingivalis.

Acredita-se que pelo menos um terço da população venha a desenvolver a bactéria Porphyromonas gingivalis. Entre outras doenças do grupo periodontites, ela está associada à gengivite. Será que a causa do mal de Alzheimer tem estado em nossas bocas?

O estudo do mal de Alzheimer

As causas do mal de Alzheimer são verdadeiros mistérios dentro da medicina moderna. Apesar de ser associada ao acúmulo de alguns tipos de proteína, ainda não existe uma certeza sobre quais são as origens desta doença degenerativa.

Até o momento, sabe-se que a bactéria mencionada neste artigo causa certo inchaço no cérebro, exatamente nas partes que estão relacionados ao Alzheimer. Existem casos de cobaias – em laboratório – cuja doença piorou após a exposição à Porphyromonas gingivalis.

Os estudos já verificaram reações em alguns tecidos humanos causados pela bactéria. Em 96% dos 54 casos analisados, as chamadas gingipains causaram danos ao cérebro.

A fim de comprovar a teoria trazida por este estudo, espera-se das próximas etapas a realização de inúmeros testes clínicos que comprovem a relação da bactéria com a doença. Entre os apontamentos, há expectativas de que seja criada uma vacina para combate direto.

Antibiótico para matar a bactéria

A farmacêutica responsável pelo estudo, Cortexyme, criou anteriormente um antibiótico que tem por objetivo bloquear as enzimas tóxicas da bactéria. Agora é chegado o momento de testar mais amplamente a fórmula antes de finalmente a colocar no mercado.

Será que em um futuro próximo o mal de Alzheimer deixará de existir ou será melhor controlado? Para acompanhar outras notícias como esta, não deixe de se inscrever aqui!

Assuntos relacionados: Mal de Alzheimer.