19/01/2019 Notícias

Você sabe o que é a medicina integrativa e qual a sua importância?

A arte de cuidar da vida, unindo sintomas físicos, psicológicos e emocionais do paciente

Você sabe o que é a medicina integrativa e qual a sua importância?

Com a correria do dia a dia e com o crescente desejo de atender ao máximo de pacientes possíveis, a relação entre o médico e o paciente está se tornando algo cada vez mais técnico e menos humanizado. Entretanto, para remar contra essa maré existe a medicina integrativa, você já ouviu falar?

A medicina integrativa une os sintomas físicos, psicológicos e emocionais do paciente. Veja!

O que é a medicina integrativa?

A medicina integrativa é uma prática que tem como objetivo ressaltar a importância da relação entre o profissional de saúde e o paciente durante uma consulta. Dessa forma, ela não foca em apenas em um ponto como, por exemplo, se a pessoa está sentindo dor.

Muito pelo contrário! A medicina integrativa foca na pessoa como um todo e utiliza todas as abordagens terapêuticas adequadas a fim de conseguir a cura. Resumidamente, esse tipo de medicina propõe uma parceria entre o médico e o paciente, na qual o médico atua como parceiro no processo de cura e o paciente é uma parte muito importante de todo o processo.

A importância da medicina integrativa

Além das melhoras físicas, a medicina integrativa é muito importante por aumentar a qualidade de vida do paciente, mesmo que sua doença seja complicada. Além disso, ela também é capaz de mostrar ao paciente que ele é o principal responsável pelo seu tratamento, ou seja, ajuda a despertar o poder da cura.

Veja a seguir algumas dicas de como praticar a medicina integrativa no dia a dia como médico:

• Considere todas as abordagens terapêuticas, todos os profissionais de saúde e todas as disciplinas;
  • Enfatize sempre durante o tratamento a promoção da saúde e a prevenção de doenças;
  • Tenha em mente que o plano de tratamento é algo integrado e compartilhado entre todos os profissionais de saúde envolvidos.

Compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas entendam o que é a medicina integrativa e qual é a sua importância! Além disso, para que mais médicos consigam adotá-la em suas consultas.

Assuntos relacionados: MEDICINA INTEGRATIVA