Blog


12/11/2018 Medicina

A tecnologia e o foco no ser humano como fatores de mudança na saúde do futuro

Conheça os principais desafios da medicina do futuro e veja como se preparar

A tecnologia e o foco no ser humano como fatores de mudança na saúde do futuro

A saúde do futuro, no Brasil e no mundo, terá uma série de desafios. Em sua maioria, eles serão relacionados a questões completamente ligadas a tecnologia e ao atendimento humanizado. Nesse sentido, alguns dos pontos mais importantes que vale a pena destacar são:

·         Aplicação da Inteligência Artificial: gestão, produtividade dos médicos, diagnóstico clínico etc.

·         Nano-medicina: desenvolvimento de novas terapias não invasivas e novas formas de diagnóstico.

·         Robótica: cirurgias remotas, cirurgias com mais precisão, acompanhamento de pacientes e peças mecânicas que possam ser usadas internamente ou externamente.

·         Telemedicina: mais facilidade para que as equipes de médicos e assistentes possam ter acesso ao indivíduo. Regulamentação mais específica nesse setor.

Tecnologia e atendimento humanizado

Essas mudanças trarão alterações em setores e nas formas de se exercer a medicina, desde a área de diagnósticos, os tratamentos, indústria farmacêutica, pesquisas e chegando até a robótica.

As aplicações da tecnologia na saúde do futuro deverão englobar todos os tópicos que foram apontados anteriormente e muitos outros mais.

 

 

Tendo em vista todos esses aspectos, o atendimento humanizado também precisará passar por mudanças e adaptações sempre visando oferecer o melhor.

Sendo assim, alguns dos pontos mais importantes a serem observados pelos profissionais da saúde nesse sentido são:

·         Capacitação ampla e constantemente focada no aperfeiçoamento contínuo;

·         Desenvolvimento de novas habilidades especialmente aquelas relacionadas ao uso prático das inovações tecnológicas;

·         Capacitação e conhecimento de soluções que conectem o profissional ao paciente de forma ágil e direta;

·         Novas formas de abordagem, uma vez que será necessário esclarecer aos pacientes do futuro sobre os novos processos usados e como eles poderão contribuir para a humanização do atendimento.

Os impactos da tecnologia na saúde do futuro são um fato. E você, o que acha de tudo isso? Aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais.