Blog


14/09/2018 Notícias

Cientistas descobrem gene que protege os elefantes contra o câncer

Descoberta traz esperanças de avanços contra o câncer

Cientistas descobrem gene que protege os elefantes contra o câncer

Os seres humanos e os elefantes estão em lados opostos quando o assunto é ter um gene contra o câncer. Entre nós, mais de 12 milhões de pessoas por ano são diagnosticadas com essa doença no mundo, sendo que 7,6 milhões morrem.

Por sua vez os elefantes apresentam níveis baixíssimos de incidência dessa doença mesmo considerando que são animais de grande porte. Por terem mais células a taxa deveria ser maior, porém isso não acontece.

Gene zumbi é a arma secreta dos elefantes contra o câncer

 

 

Todas as espécies de animais tem uma cópia do gene p53 que age como supressor. Porém, foi descoberto recentemente por cientistas dos EUA que nos elefantes o gene p53 é presente em 20 cópias.

A principal função desse gene é identificar se existe algum trecho de DNA danificado na célula.

Com isso, ele consegue corrigir a falha antes que ela se multiplique e se espalhe provocando mais danos ao organismo do animal.

E têm mais, os pesquisadores norte-americanos descobriram um gene zumbi batizado de LIF6. As pesquisas apontam que ele continuou evoluindo ao longo do tempo chegando ao ponto de ser um importante gene funcional.

O apelido de gene zumbi vem do fato de que na maioria das espécies de mamíferos ele não está ativo. Mas, nos elefantes ele “ressuscitou”. Segundo os cientistas, a volta à vida do gene morto teria ocorrido entre 25 e 30 milhões de anos atrás.

Portanto, ao encontrar qualquer dano no DNA, o p53 aciona o gene zumbi LIF6 para matar a célula problemática antes que evolua para células cancerianas.

Além disso, especialistas apontam que a relação entre p53 e LIF6 no combate de células danificadas pode ser considerada como um elemento chave para que esses animais conseguissem atingir o tamanho atual.

Então, gostou da descoberta do gene zumbi? Será que de alguma forma essa descoberta poderá ajudar na medicina e no combate ao câncer? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais preferidas!

Assuntos relacionados: Gene contra o câncer, gene zumbi