Blog


27/08/2018 Medicina

O que é o seguro de responsabilidade civil para médicos e qual a sua importância?

Erros médicos sempre existiram e sempre existirão. Todavia, hoje em dia tem se tornado comum que os pacientes, ou seus familiares, entrem na justiça a fim de processar os profissionais da saúde

O que é o seguro de responsabilidade civil para médicos e qual a sua importância?

Erros médicos sempre existiram e sempre existirão. Todavia, hoje em dia tem se tornado comum que os pacientes, ou seus familiares, entrem na justiça a fim de processar os profissionais da saúde baseado em princípios como imprudência, imperícia e negligência. Ter um seguro para médicos, nessas circunstâncias, é indispensável.

O seguro de responsabilidade civil para médicos tem por objetivo garantir os direitos e, até mesmo, o patrimônio do profissional nos casos de incidentes com pacientes. O seguro garante a segurança da reputação do profissional nesses casos e pode ser usado para cobrir danos morais, honorários e vários tipos de custos na justiça. Continue lendo e saiba mais.

O que levar em conta na contratação de um seguro para médicos?

 

 

A primeira dúvida quando se fala na contratação de um seguro para médicos é sobre o que deve ser observado antes de assinar seu contrato. Basicamente, como na maioria dos seguros, para que seja possível ter acesso à apólice é necessário que o fato ocorrido aconteça após o período de vigência ter sido iniciado. Ou seja, casos passados não sendo aceitos.

Outro ponto para reparar quando o assunto é seguro de responsabilidade civil para médicos é que alguns seguros exigem que o profissional faça uma notificação formal dos possíveis casos em que será necessário acionar a apólice mesmo antes de a ação ser iniciada.

Valor da apólice do seguro para médicos

Geralmente o valor das apólices do seguro de responsabilidade civil para médicos é de R$ 50 a R$ 600 mil reais, todavia é importante destacar que, dependendo da seguradora ou instituição, tais valores podem mudar bastante.

Quanto à importância de ter este cuidado, é válido dizer que o seguro para médicos nada mais é do que uma prevenção eficiente que possibilitará ao profissional seguir com sua vida e carreira caso algum tipo de acidente venha a prejudicar seu dia a dia de trabalho.

É um investimento que tem se mostrado útil e até mesmo indispensável em meio a um momento jurídico desfavorável à classe. Qual a sua opinião sobre o assunto? Aproveite para compartilhar o que você pensa sobre o seguro de responsabilidade civil para médicos e contribua com outros leitores e profissionais que acessam a página!