Blog


24/07/2018 Medicina

Especialidades médicas: Urologia

Especialidade é comum no sudeste do país, mas ainda tem muitas oportunidades. Conheça!

Especialidades médicas: Urologia

Urologia é a especialidade médica que cuida do aparelho urinário feminino e masculino, bem como do sistema reprodutor do homem. Este profissional diagnostica, trata e previne uma série de doenças que afetam essa região do corpo e os órgãos próximos.

No Brasil a especialidade é dirigida pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), que foi fundada em 1926 e conta com 4 mil associados atualmente. Entre eles estão desde aspirantes até urologistas honorários.

O que faz um urologista?

O urologista trata, previne e ajuda no diagnóstico de diversas doenças, tanto em homens quanto em mulheres. Entre elas:

·      Diagnóstico e prevenção do câncer de próstata;

·      Dificuldades em urinar;

 

 

·      Doenças sexualmente transmissíveis;

·      Ejaculação precoce;

·      Impotência sexual;

·      Incontinência urinária;

·      Infertilidade;

·      Inflamação do trato urinário;

·      Pedra nos rins;

·      Varicocele;

·      Entre outras doenças.

O urologista pode atender em consultório como clínico, ou ainda em equipe cirúrgica. Sua presença é comum em hospitais diversos, clínicas especializadas e centros de tratamento. Ele também pode acompanhar pacientes internados e realizar diversos exames.

Como especializar-se em urologia?

A especialização em urologia ocorre em aproximadamente 11 anos. Os seis primeiros anos referem-se a graduação em medicina, como clínico general. Dois ou três anos depois são destinados à especialização em cirurgia geral e em seguida vem a residência médica em urologia.

Após todos esses estudos o urologista está habilitado a diagnosticar, prevenir e tratar doenças urológicas de forma clínica ou cirúrgica.

Em alguns casos, o profissional também pode prestar o exame da SBU para emissão do título de especialista. Além, é claro, de associar-se a entidade de classe para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo órgão.

Gostou de aprender mais sobre a urologia? Que tal ver os demais posts da série especialidades médicas? Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades agora mesmo!

Assuntos relacionados: UROLOGIA, ESPECIALIDADES DE EMERGÊNCIA