Blog


03/07/2018 Medicina

Especialidades médicas: Radiologia

O médico responsável pelo diagnóstico por imagem e estudo da radiação na medicina. Confira!

Especialidades médicas: Radiologia

A radiologia, ou diagnóstico por imagem, é uma especialidade médica que usa da radiação e equipamentos específicos para diagnosticar doenças. A prática permite enxergar os órgãos sem a necessidade de cirurgia, o que agiliza o processo de diagnóstico e minimiza as complicações pós operatórias.

O médico radiologista, por sua vez, é o profissional responsável por interpretar os diagnósticos, acompanhar a realização dos exames e elaborar laudos para outros médicos.

O que faz o médico radiologista?

Antes de tudo, é importante mencionar a diferença entre o técnico em radiologia e o médico radiologista. As duas profissões estão intimamente interligadas e os dois profissionais costumam trabalhar em conjunto em diferentes áreas e momentos da carreira.

Entretanto, tratam-se de duas profissões completamente diferentes uma da outra. A primeira diferença está na formação de cada um deles. O técnico pode fazer um curso profissionalizante ou tecnólogo para atuar, enquanto o médico precisa de formação de medicina e residência médica na área.

Outra diferença entre os profissionais compreende a responsabilidade de cada um deles. Enquanto o técnico é responsável por operar os equipamentos e lidar diretamente com o paciente, o médico radiologista trabalha muitas vezes nos bastidores.

Cabe ao médico responder legalmente pelos exames relacionados, interpretar os diagnósticos, elaborar laudos, etc. Em alguns casos o médico também orienta o paciente sobre os riscos de cada exame, possíveis complicações e outros cuidados.

Os estabelecimentos de trabalho também são diferentes nos dois casos. O técnico pode atuar na área médica, industrial, engenharia e muitas outras. Já o médico atua no diagnóstico por imagem usando da radiação e exames relacionados, incluindo hospitais, clínicas especializadas, instituições públicas de saúde, centros de estudo e laboratórios e etc.

 

 

Como especializar-se em radiologia?

A formação em radiologia médica ocorre de forma direta, ou seja, após a conclusão do curso superior de medicina o formando já pode ingressar na residência médica de radiologia ou pós graduação.

A residência trata de temas relacionados aos cuidados com o paciente, funcionamento dos equipamentos, física e temas a fins. Geralmente esta especialização em radiologia dura em torno de três anos, totalizando a formação em aproximadamente 9 anos.

Como trata-se de uma especialidade médica bem ampla, os títulos de especialistas são emitidos por diferentes entidades. A continuidade da formação vai depender de qual subespecialidade o formando optou por seguir.

Gostou de conhecer mais sobre a radiologia? Aproveite para ver outros posts da série especialidades médicas aqui e escolha sua carreira hoje!

Assuntos relacionados: RADIOLOGIA, ESPECIALIDADES MÉDICAS