Blog


22/06/2018 Medicina

Especialidades médicas: Pediatria

O médico responsável pela saúde da criança e do adolescente. Confira!

Especialidades médicas: Pediatria

A pediatria é a especialidade médica que cuida da criança e do adolescente, de modo a proteger e tratar esse público de diversas doenças.

A especialidade surgiu após a metade do século XIX, quando a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes e com o intuito de barrar a concorrência profissional. Desde então o médico pediatra se tornou comum no seio familiar e também nas instituições de saúde públicas ou privadas.

No Brasil a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) é o órgão responsável por fiscalizar e regular essa especialidade médica. A instituição conta atualmente com 22 mil associados, já completou mais de cem anos de existência e possui 27 filiais espalhadas pelo Brasil.

O que faz o médico pediatra?

O médico pediatra pode trabalhar em clínicas ou hospitais particulares, instituições públicas de saúde, ou ainda em laboratórios de pesquisa científica.

No âmbito clínico, suas responsabilidades abrangem:

 

 

·      Orientação e cuidados no aleitamento materno;

·      Imunização da criança e vacinas;

·      Auxílio à família na prevenção de acidentes;

·      Puericultura durante o desenvolvimento da criança e do adolescente;

·      Diagnóstico e tratamento de diversas doenças, específicas ao público infantil ou não;

·      Prevenção de doenças crônicas que podem se desenvolver na vida adulta com início na infância (Obesidade, sedentarismo, exposição exagerada a dispositivos eletrônicos e suas consequências, etc.);

·      Sugestão e acompanhamento de hábitos saudáveis por parte da criança e do adolescente;

·      Entre outras.

Como especializar-se em pediatria?

Para se tornar um especialista em pediatria é necessário cursar a graduação de medicina em primeiro lugar. O curso universitário é estimado em seis anos de duração e concede o título de clínico geral ao formando.

Após isso, o formando deve cursar uma pós graduação ou fazer a residência médica em pediatria. Os cursos de especialização dessa área duram em torno de três anos, totalizando a formação em aproximadamente nove anos.

Aos formandos que quiserem ganhar ainda mais especialização e reconhecimento, podem prestar a prova de Título de Especialista da SBP. O exame é realizado anualmente pela instituição, assim como as provas de outras especialidades médicas.

Gostou de conhecer a pediatria? Aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para receber os demais posts da série especialidades médicas.