Blog


04/06/2018 Medicina

Especialidades médicas: Patologia

Profissional é especialista no diagnóstico das doenças e essencial na medicina. Saiba mais!

Especialidades médicas: Patologia

A patologia é uma especialidade médica encarregada do estudo e diagnóstico das doenças. O profissional trata de entender como as doenças afetam o corpo humano, as suas consequências e também lida com o diagnóstico destas.

No Brasil a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) é o órgão responsável por fiscalizar e atestar a qualificação destes profissionais.

Vale salientar que essa especialidade médica é bem ampla e com diversas oportunidades de trabalho. O que, muitas vezes, causa confusões sobre as suas responsabilidades e funções no dia a dia.

Não podemos esquecer também que o patologista é essencial na rotina clínica, já que contribui para o correto diagnóstico do mal que assola o paciente. Saiba mais a seguir!

O que faz um patologista?

O médico patologista atua no estudo e diagnóstico das doenças, como já vimos anteriormente. Cabe a ele identificar a doença que assola o paciente, através de análises clínicas e interpretação de exames laboratoriais.

Entre as responsabilidades do patologista, estão:

·      Análise de amostras do paciente coletadas para exames;

·      Análise de exames correlacionados ou complementares;

·      Montagem de laudos anatomopatológicos para diagnóstico;

·      Envio do documento para o médico que acompanha o paciente;

·      Tirar dúvidas da equipe médica e/ou paciente sobre o diagnóstico;

 

 

·      Autópsias para determinar a doença responsável pela morte do paciente;

·      Análise de peças cirúrgicas para estudo de tumores;

·      Segunda opinião para o médico responsável a respeito de tratamentos;

·      Entre outras.

O patologista pode atuar em laboratórios particulares, hospitais, universidades, clínicas especializadas e entre outros estabelecimentos. É comum que ele seja assessorado por uma equipe de técnicos de laboratório e assistentes administrativos, que acabam por suprimir algumas demandas descritas acima.

Porém, o médico especializado em patologia é o responsável pela arte do diagnóstico e também quem possui incumbência jurídica e ética sobre os laudos.

Como especializar-se em patologia?

Quem deseja se tornar um patologista deve cursar medicina por seis anos primeiramente. Em seguida, já pode fazer a residência médica em patologia com duração mínima de três anos. Alguns programas de residência, inclusive, oferecem um ou dois anos de formação extra.

Durante o treinamento o residente aprende sobre temas como patologia cirúrgica, autópsia, citopatologia e muitos outros assuntos.

Ao término da residência, o residente deve se submeter ao Exame de Título de Especialista oferecido pela SBP. O exame é realizado anualmente e todas as informações da prova podem ser obtidas no site da Sociedade.

Gostou de aprender mais sobre a patologia e como especializar-se? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e receber em primeira mão os demais posts da série especialidades médicas.

Assuntos relacionados: PATOLOGIA