Blog


30/04/2018 Notícias

Aorta Simpósio 2018: Evento busca prevenir, diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares!

Evento ocorre entre 24 a 26 de maio, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Aorta Simpósio 2018: Evento busca prevenir, diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares!

No dia 24 de maio começa o Aorta Simpósio 2018, um evento que reúne dezenas de especialistas cardiovasculares do mundo todo. O Simpósio será realizado no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Já estão confirmados para o evento 40 experts no tratamento de doenças aórticas, todos de países renomados em estudos e diagnósticos dessas doenças. Entre os países participantes estão: Holanda, Alemanha, Argentina e Estados Unidos.

O Aorta Simpósio 2018 já é considerado o mais completo fórum científico da categoria e deve receber em torno de 300 participantes. Deste, 49 personalidades brasileiras renomadas na área vão ministrar uma série de palestras no evento.

Cronograma do evento

O evento começa na quinta-feira (24/5) com o pré Simpósio da Mayo Clinic, uma das instituições hospitalares mais importantes do mundo e que contará com 19 médicos de suas unidades no evento.

A Clínica Mayo vai apresentar diversas de suas descobertas na área, falar sobre pré e pós-operatório, entre outros cuidados. A programação do evento também contempla uma palestra sobre como montar um Centro da Aorta, como o da Clínica Mayo.

Na sexta-feira (25/5) às 7:45h ocorre a abertura oficial do Aorta Simpósio, com um pronunciamento de seu Presidente Eduardo Keller Saadi. Na ocasião o renomado cirurgião cardiovascular vai apresentar os detalhes de toda a programação do evento, referente a sexta e sábado.

As discussões do evento serão focadas em doenças aórticas, especialmente as dissecções e aneurismas. Também serão debatidas as diversas técnicas usadas para tratamento e diagnóstico dessas doenças, desde procedimentos minimamente invasivos até cirurgias mais complexas.

 

 

O Simpósio também contará com estandes recheados de equipamentos, materiais e tecnologias usadas em novos procedimentos no exterior. Inclusive, algumas palestras serão focadas nas novas tecnologias e procedimentos realizados por especialistas fora do Brasil.

Doenças aórticas e a mortalidade no mundo

Diversos estudos têm mostrado o cenário e o impacto das doenças aórticas na mortalidade em todo o mundo.

De forma global, as afecções aórticas estão na 13ª posição do ranking de patologias mais mortíferas do mundo. Nos EUA cerca de 15 a 30 mil casos são registrados todos os anos, com estimativa de crescimento para 43 a 47 mil nos próximos anos.

Já para os brasileiros a situação é ainda mais alarmante. Projeções afirmam que as mortes causadas por afecções aórticas podem dobrar nos próximos anos. E, como elas atingem geralmente pessoas entre 60 a 80 anos, o quadro deve piorar com o envelhecimento da população.

Daí a importância de eventos como o Aorta Simpósio 2018, estudos científicos e descobertas de novos fármacos.

Assuntos relacionados: AORTA SIMPÓSIO