Blog


23/02/2018 Medicina

Especialidades médicas: Medicina do trabalho

Profissional responsável pela saúde do trabalhador e cada vez mais presente nas empresas.

Especialidades médicas: Medicina do trabalho

O médico do trabalho é o profissional de saúde responsável por diagnosticar, tratar e prevenir as doenças ocupacionais, ou ainda as patologias laborais.

No Brasil essa especialidade médica é administrada pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), órgão responsável pela emissão dos títulos de especialistas e certificações.

Estima-se que essa área da medicina tenha surgido por volta dos séculos XIX e XX com o avanço do capitalismo e a necessidade de garantir os direitos os humanos. Hoje a responsabilidade pela saúde dos trabalhadores está ligada diretamente ao empregador, o que foi registrado na Lei nº 6.514/77.

Por causa disso, essa é uma especialidade médica muito requerida nos dias atuais e com vasta área para atuação.

O que faz o médico do trabalho?

Como já vimos, o médico do trabalho atua diretamente no interior das empresas e em seus processos de contratação. Cabe a esse profissional conferir, resguardar e garantir a qualidade de vida dos trabalhadores de determinada empresa.

Para isso, o profissional habilitado em medicina do trabalho pode se valer de exames ou encaminhamentos para especialistas de cada área, dependendo da gravidade do quadro do indivíduo.

 

 

Entre as responsabilidades do profissional de medicina do trabalho, estão:

  • Exame para mudança de função;
  • Vacinação dos trabalhadores;
  • Combate ao tabagismo;
  • Exames para retorno ao trabalho;
  • Exame de admissão e/ ou demissão;
  • Diagnóstico e tratamento de doenças ocupacionais;
  • Prevenção a acidentes de trabalho;
  • Entre outras.

Vale lembrar também que esse profissional deve trabalhar em conjunto com o Técnico em Segurança do Trabalho, a fim de monitorar condições laborais insalubres e levar isso ao conhecimento da administração da empresa.

Como se especializar em medicina do trabalho?

Como a medicina do trabalho é bem ampla, a formação acadêmica desse profissional também é variada. Ele precisa cursar a faculdade de medicina, em seguida, se especializar na medicina do trabalho e passar pelos exames da ANAMT, associação responsável pela categoria no Brasil.

Dependendo da área em que o médico do trabalho deseja atuar, ainda pode ser necessário cursar mais de uma especialização. Isso porque o especialista nessa área pode trabalhar em clínicas especializadas em medicina de trabalho, atendimento clínico, diagnóstico, preventivo ou de pesquisa.

Gostou de aprender mais sobre a medicina do trabalho e a importância desse profissional nos dias de hoje? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e ter acesso aos demais posts da série especialidades médicas.