Blog


18/01/2018 Medicina

Por que fazer o teste vocacional para escolher uma especialidade médica?

Descubra a importância dessa ferramenta e conheça os melhores testes!

Por que fazer o teste vocacional para escolher uma especialidade médica?

Testes vocacionais são muito comuns em qualquer profissão. Mesmo no ensino médio, nos deparamos com essas avaliações que prometem nos ajudar a escolher um bom caminho para o futuro.

Por sorte, você também pode fazer um teste vocacional para especialidade médica e assim ter pistas do que escolher para o seu futuro.

Veja neste post a importância desse teste e confira três excelentes ferramentas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

Por que fazer o teste vocacional para medicina?

Em primeiro lugar, precisamos concordar que escolher uma especialidade médica não é uma tarefa simples. Existem diversas opções para residência médica, algumas totalmente diferentes e até inusitadas.

Toda essa complexidade torna a escolha mais complicada para o acadêmico, especialmente aquele que está prestes a selecionar uma carreira para seguir. Se não bastasse, somos pressionados desde o início da faculdade de medicina para optar por uma especialidade.

Realmente uma escolha nada fácil!

 

 

Os testes vocacionais estão aí para nos dar algumas pistas das áreas que podemos escolher, ou pelo menos conhecê-las mais de perto. São questionários formados por perguntas de cunho pessoal, sobre o perfil do profissional, seus interesses, entre outros assuntos.

Para cada questão é atribuída uma nota que, posteriormente, mede a probabilidade do acadêmico se “encaixar” em determinada especialização.

É claro que não são ferramentas infalíveis e nem donas da verdade. Mas, sem dúvida, merecem a sua atenção. Use-as, pelo menos, como fontes de pesquisa e mais uma forma de escolher o caminho profissional que pretende seguir.

Com certeza você não tem nada a perder em preencher essas perguntas. Tudo o que precisa dedicar é alguns minutos para conhecer as ferramentas e responder as questões. Então, não há desculpas para não tentar!

3 ferramentas para teste vocacional de especialidade médica

Pronto para fazer um teste vocacional de especialidade médica? Ótimo!

Veja abaixo três ferramentas simples, práticas e muito úteis para ajudá-lo nesse momento. São ferramentas de universidades renomadas e duas delas em português para facilitar a sua vida. Veja só:

  • Medical Specialty Aptitude Test: Desenvolvido pela Universidade da Virgínia, conta com 148 questões. É o mais completo teste vocacional para médicos dessa lista.
  • Teste do WiDoctor: Criado pelo Professor Mário Novais, da UFRJ. Dispõe de 17 perguntas, sendo mais simples que o anterior, mas confiável.
  • Teste UFSC: Formulado pela Universidade Federal de Santa Catarina e que, inclusive, leva o nome da Instituição. É o mais básico de todos eles, devido à simplicidade das questões apresentadas.

E aí, já fez o seu teste vocacional de especialidade médica? Deixe o seu resultado abaixo e troque experiências com outros leitores.