Blog


26/12/2017 Medicina

Especialidades médicas: Endoscopia

Do aparelho digestivo à cirurgia plástica, conheça essa especialidade médica com centenas de aplicações.

Especialidades médicas: Endoscopia

A endoscopia é uma especialidade médica cheia de oportunidades de trabalho. Desde o século XVI já há registros dessa prática, mas nesse período a endoscopia era usada para empurrar corpos estranhos para dentro do estômago.

Nessa época eram usados objetos revestidos de couro e penas de cisne, como velas e varetas. Hoje em dia, esse trabalho já é feito com o auxílio da tecnologia, equipamentos formados por uma fonte de luz e uma microcâmera para transmitir a imagem, por exemplo.

No Brasil o maior órgão dessa especialidade médica é a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). A entidade conta com 2.600 endoscopistas registrados e fornece apoio aos especialistas através de eventos, artigos acadêmicos e outras informações.

 

 

Endoscopia na verdade significa olhar para dentro do paciente, é exatamente isso que faz o médico especializado nesse ramo. O intuito é obter imagens internas do corpo do paciente de forma não invasiva. Contudo, essa profissão pode ter diferentes aplicações.

Responsabilidades da endoscopia

Entre as aplicações mais comuns da endoscopia, estão:

  • Diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais;
  • Exames do trato respiratório;
  • Sistema urinário e reprodutor;
  • Abdômen e órgãos do peito;
  • Gestação e fetoscopia;
  • Cirurgia plástica;
  • Cirurgia geral;
  • Cirurgia bariátrica;
  • Estudo do câncer;
  • Doença celíaca;
  • Entre outras.

O médico de endoscopia geralmente faz parte de uma equipe multidisciplinar de especialistas e acaba auxiliando outros médicos no tratamento e diagnóstico de doenças. Por causa disso, as oportunidades para esse profissional são muitas e as possíveis especializações também.

O profissional dessa área pode atuar no atendimento ambulatorial, em procedimentos específicos e até em cirurgias não invasivas.

Como se tornar um especialista nessa área?

Como já foi dito, a endoscopia é uma área com diversas aplicações e especialidades médicas. Por causa disso, a formação desse especialista depende muito da área que optou por seguir.

Além da formação médica habitual, o especialista precisa fazer residência em cirurgia geral. O estudo também pode ser expandido com a especialização em outro tipo de cirurgia, caso a aplicação das habilidades do profissional seja em sistemas específicos do corpo humano.

A especialização em clínica médica também é requerida dos profissionais que desejam trabalhar em consultórios com o atendimento ambulatorial. Já para quem deseja se engajar com os estudos do câncer, precisa se especializar também em oncologia.

E aí, gostou de aprender mais sobre a endoscopia? Receba os outros conteúdos da Série Especialidades Médicas diretamente em seu email. Cadastre-se agora mesmo em nossa Newsletter!