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18/10/2017 Notícias

Humanização na saúde: 3 motivos para adotar em sua clínica ou hospital!

A prática aumenta a satisfação do paciente, otimiza os resultados clínicos e melhora o clima interno.

Humanização na saúde: 3 motivos para adotar em sua clínica ou hospital!

A humanização na saúde é quase um unicórnio no sistema de saúde, especialmente na rede pública. Os brasileiros se habituaram ao mau atendimento, as longas filas de espera e a robotização dos profissionais da saúde.

Para que sua clínica ou hospital atraia mais pacientes, é preciso oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes. Isso inclui uma preocupação genuína com as pessoas, incluindo profissionais e pacientes.

Veja três motivos principais para adotar a humanização na saúde em sua instituição e fazê-la crescer!

1. Aumenta a satisfação do paciente

Deixar o paciente mais satisfeito e confiante com a instituição é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da humanização na saúde.

Ao ser bem atendido o paciente se sente seguro na instituição e confortável. Um sentimento que o deixa mais propenso a retornar a clínica ou hospital, quando necessário. Além disso, o bom atendimento é motivo suficiente para que essa pessoa indique a sua marca para conhecidos.

Como a maioria da população utiliza os serviços públicos de saúde, que infelizmente não são tão efetivos, a rede privada precisa oferecer esse diferencial para alcançar novos clientes.

2. Otimiza os resultados do tratamento

Paciente feliz se recupera mais rápido e melhor.

Quando a equipe médica possui a confiança e o apoio do paciente e seus familiares, fica mais fácil fornecer o tratamento adequado para o caso. Em outras palavras a resistência é menor para os procedimentos clínicos, já que há mais confiança no profissional de saúde.

Com isso, a melhora na saúde da pessoa acamada é percebida de forma mais rápida e gradativa.

Sabemos que o doente tem um papel fundamental em sua recuperação, não só nos critérios psicológicos como também na aceitação da medicação. Portanto, atender bem o paciente e acolhê-lo na instituição, é uma ótima opção para aumentar quadros clínicos positivos.

Quando não existe a preocupação com a humanização na saúde, é comum que os pacientes se sintam negligenciados. Como um atendimento padronizado que não leva em conta as necessidades de cada indivíduo, por exemplo.

3. Melhora o clima interno da instituição

É importante ter em mente que a humanização na saúde não diz respeito apenas ao atendimento aos pacientes. Ela deve começar em todas as esferas da instituição de saúde e ser estendida aos trabalhadores também.

Pessoas bem tratadas e felizes tendem a oferecer um atendimento melhor aos pacientes. É um ciclo vicioso que precisa ser estimulado e mantido dentro das clínicas e hospitais.

Cabe a gestão da entidade prezar pelo bem-estar e pela felicidade de seus colaboradores para que, assim, os pacientes recebam o melhor tratamento possível. Com essa iniciativa todos são beneficiados incluindo o paciente, a instituição e os profissionais de saúde.