Blog


22/09/2017 Medicina

As superbactérias no Brasil

Diversas situações contribuem para o avanço das superbactérias no país

As superbactérias no Brasil

Pelo menos 23 mil mortes são atribuídas as superbactérias, micro-organismos resistentes aos antibióticos mais potentes da indústria farmacêutica. O que demonstra a gravidade desse problema e transformou essas infecções em uma crise mundial de saúde.

A cada dia o número de pacientes infectados em hospitais aumenta e essas contaminações acontecem por diversos motivos. O problema é que esses seres invisíveis se tornam resistentes aos medicamentos, o que só agrava o quadro.

Como não podem ser combatidos de maneira tradicional, os micro-organismos se multiplicam sem controle e causam ainda mais complicações hospitalares. Um problema que chamou a atenção da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Mas por que isso acontece com tanta frequência aqui no Brasil?

Causas da proliferação das superbactérias e como resolver?

Diversas situações contribuem para o avanço das superbactérias no país, entre elas:

Pecuária: O uso desenfreado de antibióticos na criação animal e sua aplicação mesmo em rebanhos saudáveis. Isso faz com que as bactérias sejam expostas aos antibióticos sem necessidade e, assim, acabam desenvolvendo resistência natural a essas substâncias.

Saúde pública: Milhares de pessoas se amontoam nos corredores de hospitais, unidades de saúde e clínicas públicas. Somando isso a escassez de equipamentos e remédios, temos um caos quase irreparável na saúde pública.

Saneamento básico: Ainda é grande o número de brasileiros que não tem saneamento básico em suas casas e ficam expostos a esgotos a céu aberto.

A única forma de contornar esses problemas é através de um investimento sério do governo na saúde pública, fiscalização da pecuária e expansão do saneamento básico. O Ministério da Saúde já vem elaborando sua proposta desde 2016 e deve começar a implantar mudanças no próximo ano.

Contudo, esse é um problema que exige a atenção de todos. Médicos, pacientes e poder público devem trabalhar em conjunto para controlar essa situação, antes que ela tome patamares ainda mais sérios.

Assuntos relacionados: Superbactérias